domingo, 19 de maio de 2013

Especial - Os Games e a sensualidade: exagerada ou não?

   Uma coisa que vem acontecendo bastante no decorrer das gerações de games, e da evolução dos gráficos (cada vez mais realistas), é o uso cada vez mais frequente do corpo feminino, e a apelação ao sexo e nudez (afinal esse é um tema que atrai, e muito). Bom, na minha opinião, se os produtores usarem isso corretamente no game, ótimo!; Porém não é bem o que acontece as vezes. Para explicar melhor eu mostrarei nesse especial 10 jogos, uns que possuem essa caracteristica exagerada demais, e outros que nem tanto já que o tema está no próprio contexto do jogo. Bom, então vamos lá!
-------------------------------------------------------------------------------

Tomb Raider
 Um ótimo exemplo para começar é Tomb Raider. A personagem Lara Croft é considerada a musa dos games, ficou até em 1° no TOP 100 Gatas que eu fiz a muito tempo atrás; porém, a exploração feita no corpo da personagem desde o primeiro game foi bem grande. A cada game que se passava, os seios de Lara ficavam cada vez maiores e haviam cada vez mais closes em seus atributos, com nas partes em que a personagem devia andar agachada por uma caverna pequena. Sem falar nas roupas da personagem, sempre com aquele shortinho mostrando suas belas pernas (até na fase da neve ela usava o shortinho). Bom, no caso de Tomb Raider eu não acho que a sensualidade da personagem tenha sido um contra da série, pois foi isso que acabou criando a marca da franquia no mundo dos games; além disso no ultimo jogo da série, o Reboot, isso foi bem alterado já que a personagem ganhou um ar mais "Humano", pois antes a personagem matava até dinossauro com facilidade, e agora a coitada sofre muito para sobreviver na selva; além de não ter sido tão explorada sexualmente pela produtora, pois sua roupa está bem mas comportada e até seus seios diminuiram (e pra falar a verdade eu a achei bem mais bonita nesse game).

Dead or Alive
 Vish, esse caso é tenso! Dead or Alive é a sensualidade em pessoa. A série de luta sempre dá uma atenção especial para as personagens femininas, que estão cada vez mais gostosas bonitas e cada vez menos vestidas (sem falar nas DLCs de Bikini), a cada game. Seus trailers são tão apelativos que chamam a atenção de todos, e a série já ganhou até uma série spin-off de vollei de praia com as personagens, de bikini obviamente.
 E até nos tipos de bikini eles apelam, como podem ver aqui e aqui!

Catherine
 Catherine é um exemplo de game em que a sensualidade pode ser boa em um enredo. Eu não o jouei ainda, tudo que sei dele é por pesquisas e videos, então se eu tiver falando bobagens diga nos comentários. O jogo conta a história de Vincent, que anda tendo estranhos pesadelos desde que sua namorada, Katherine, começou a especular sobre casamento; até que ele conhece uma linda e sedutora garota chamada Catherine. Bom, só por esse trecho já dá para ver que o contexto do game é relacionamento e o tema proposto nesse post é justificavel no game. Tá ai uma boa aplicação da sensualidade em um game.

Soul Calibur
 Soul Calibur é uma ótima série de luta; mesmo eu tendo jogado pouco da série, eu curto bastante. Porém uma coisa que os produtores exploram além da conta no game é o corpo feminino. A personagem Ivy, por exemplo, tem seus seios cada vez maiores (na imagem é a Ivy de Soul Calibur IV) e usando cada vez menos roupas a cada game. Sophitia é outra que tem seus atributos cada vez maiores, que até balançam durante a luta! LOL
 O uso das personagens como "propaganda chamativa" é tão grande que... bem, veja os posters de Soul Calibur V, ultimo game da série, clicando aqui!

OneChambara
 Onechambara o coloca na pele de uma garota de bikini, chapéu e Katana que sai matando zumbis, voando sangue pra todo lado. Bem, eu não joguei esse game mas pelo que vi na internet ele não tem uma história muito clara e que justifique isso, se bem que eu acho que nenhuma história justificaria o porque dela matar zumbis usando bikini O.o

 Também ouvi dizer que o game é bem ruim, e repetitivo. Isso nos mostra o motivo da empresa ter apelado pra tudo isso, se não fosse assim ninguem comprava! :P

Final Fantasy X-2
 Eu admiro a Square quando se fala em personagens femininas em Final Fantasy, pois ela sabe criar personagens que são gatas mas ao mesmo tempo tem personalidade e consegue muitos fãs não apenas por ser bonita; mas eu não entendo onde os produtores estavam com a cabeça quando fizeram Final Fantasy X-2. Eu não estou dizendo que o game é ruim (embora muitos achem que é), eu gosto dele e confesso que foi o único Final Fantasy que zerei até hoje (me envergonho disso, mas logo isso será concertado); mas além de ser considerado o mais fraquinho da série, a apelão sexual é clara. As personagens Yuna e Rikku, que apareceram em FFX, mudaram completamente a personalidade e o modo de vestir de um game pro outro, e ficaram com uma roupa (ou falta dela) que obviamente o publico masculino adora. Nesse caso achei bem desnecessário o que fizeram com as personagens, que já tinham uma personalidade feita antes, mas vai ver que a própria Square viu que o game não tava tão bom que resolveu atrair mais o público, não acham?

Bayonetta
http://www.wallpaper4me.com/images/wallpapers/bayonetta-wallpaper-cat-1920x1200-903792.jpeg
 Bom, eu não joguei Bayonetta também, só coloquei o game aqui para completar 10 jogos na lista, mas eu não sei se sua sensualidade é exagerada ou não (mas pelo que vi do game por videos e analises parece que é sim). Mas pelo que percebo a personagem foi mesmo criada com o propósito de ser sensual, e isso é válido. Mas se você tiver jogado, diga ai se o game contém uma sensualidade além do normal!

Mortal Kombat
 O mais importante e que mais chama a atenção na série MK é sem dúvidas a violencia brutal; mas não é por isso que os produtores não capricham na hora de criar os personagens, principalmente as personagens mulheres. A cada game as personagens femininas ganham corpos mais atraentes e roupas mais justas; e no ultimo MK de 2011 as coisas estão ainda melhores (se é que me entende). Embora a roupa de Sonya Blade não combine nada com uma roupa que uma policial deve usar, quem se importa quando falamos de MK? Se estamos falando de um jogo em que um astro do cinema consegue desmembrar um ninja do inferno com apenas alguns golpes, a roupa é o de menos pois o game tá longe de algo próximo da realidade! (e isso que é bom em MK)

Lollipop Chainsaw
 Jogo feito especialmente para os gamers pervertidos, não há outra explicação. Se em Onechambara tinhamos uma samurai de Bikini matando zumbis, aqui temos uma lider de torcida com motoserra matando zumbis. O game não é para ser levado a sério, tudo feito nele é para ser comico e fora da realidade; mas obviamente que os produtores queriam chamar atenção com a Juliet, colocaram até mesmo Jéssica Nigri como cosplay da personagem para a divulgação.

Resident Evil
  Sim, essa série infestada de monstros horríveis também tem seus momentos de apelação sexual, que vem acontecendo com frequencia nos ultimos da série.
Lendo esse artigo do Resident Evil Sac percebi que a série Resident Evil, que vem decaíndo muito nos ultimos tempos, está usando justamente esse método para atrair o pessoal. Só citando os dois títulos mais recentes (RE6 e Revelations) posso falar de várias personagens com o sex appeal exagerado para o contexto dos jogos: A cena de nudez de Carla Radames, Deborah Harper nua quando monstro, Rachel e seu ultra decote, o bundão da Jill, Jéssica e sua roupa de mergulho não finalizada (como pode ver a imagem), e etc. Só não falo da Ada porque ela sempre foi sexy, isso é o normal dela.
 Mas eu até não me incomodaria com isso, até gosto, porém se não fosse um artifício usado para tapar os erros do game! :-/

 E é isso. Espero que tenham entendido o que eu quis dizer, e diga nos comentários se você acha que a sensualidade está exagerada demais nessas gerações atuais ou está bom assim! XD

 Confira abaixo mais games com personagens "chamativas":

Street Fighter:


Tekken:

Rumble Roses:

Prince of Persia:

 The King of Fighters:

Clique aqui para ver o TOP 100 Gatas dos Games!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. verdade,quase todos os jogos hoje tem uma gostosa. mas pra mim ta tudo bem desse jeito XD

    ResponderExcluir