quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

THQ declara falência e coloca projetos à venda para tentar se reerguer


 Depois de lutar contra um rombo financeiro e até fazer um Humble Bundle com títulos de renome para PC, a norte-americana THQ não resistiu e pediu proteção contra falência (uma espécie de concordata), colocando uma série de estúdios e projetos à venda.

 Após apelar para o Capítulo 11 do Código de Falência dos Estados Unidos, que fala sobre o pedido de reorganização dentro das leis de falência do país, a desenvolvedora agora está nas mãos do grupo de investimento privado Clearlake Capital Group, que vai cuidar da negociação dos quatro estúdios da empresa e todos os projetos de jogos anunciados ou em desenvolvimento.

 Durante esse período, o trabalho continua normalmente, incluindo nas filiais estrangeiras da THQ, que não serão vendidos. A maior diferença é que, antes de mudar de dono, as ações da companhia serão retiradas do mercado nos próximos dias.


 Com as vendas, o estúdio pode tentar quitar as dívidas e se reerguer – tarefa complicada até mesmo para gigantes como a General Motors, que passou pela mesma situação em 2009 e ainda não está nem perto da recuperação total.


 Alguns documentos bem interessantes foram encontrados dentro do documento de falência da THQ. A imagem acima, por exemplo, mostra a expectativa de vendas dos próximos projetos da empresa, que incluem Saints Row 4, WWE'13, Metro: Last Light e South Park: The Stick of Truth, além de alguns títulos ainda não anunciados, como Atlas e 1666.

 Já na imagem abaixo, você encontra a porcentagem de orçamento da empresa destinada à produção desses títulos. É possível notar, por exemplo, que Metro: Last Light seria uma grande aposta da companhia, assim como WWE ’14, enquanto 1666 só sairia (ou pararia de ter conteúdo produzido) em 2016.


 Entre vários outros títulos, a THQ também foi responsável por Darksiders, Quest 64, Red Faction, Saints Row, alguns títulos da franquia Star Wars, os Warhammer 40.000, dois jogos de UFC Undisputed e vários jogos da série WWE.

Fonte: Baixaki Jogos

3 comentários:

  1. Então, não terá South Park: The Stick o Truth D=

    Eles não podem fazer isso, South Park marcou muito infância (Sou pevertido, não?), cancelar esse jogo seria a mesma coisa de cancelar o GTA V D=

    Uma empresa tão grande foi a falência, qual será a próxima? A ID Software (Conhecida por criar e produzir Doom, Quake e Wolfenstein)?

    ResponderExcluir
  2. Talvez não cancelem não, pois a empresa que for comprar a THQ provavelmente continuará os projetos...

    ResponderExcluir
  3. parece que a Ubisoft vai comprar a THQ...

    ResponderExcluir