domingo, 22 de junho de 2014

Portal



Gênero: Puzzle / Platforma / 1ª pessoa

Empresa: Valve Corporation

Lançamento: 9 de Outubro de 2007

Plataforma: PC, OS X, Linux, Ps3, Xbox 360 e Android

Testei no: PC

Número de Jogadores: 1





  Portal, desenvolvido pela grande Valve, é um dos jogos mais geniais que eu já joguei em toda minha vida, sem exagero. Pois é, de começo já digo que Portal vale cada centavo, nem é preciso ver meus argumentos ou a nota que eu vou dar, mas já que estamos aqui, vamos logo ao review...


  Basicamente, Portal começa com a personagem principal acordando no laboratório de testes Aperture sem saber quem é e o que faz ali, e então uma voz começa a lhe guiar para uma série de testes. Pouco depois você consegue uma arma capaz de criar portais em paredes brancas, sendo uma arma muito útil para passar testes futuros. Não dá pra falar muito porque pode comprometer a experiência do jogador.


  A jogabilidade de Portal é semelhante a de outros jogos da Valve, como Half-Life. Temos uma jogabilidade em 1ª pessoa em que podemos pular, segurar certos objetos do cenário (alguns sendo importantes para cumprir os testes, como os cubos), correr e abaixar. O foco aqui é cumprir os diversos testes, e é cada um mais criativo que o outro. Para cumpri-los, você deverá usar da sua inteligência e de todos os objetos disponíveis no cenário, principalmente A Portal Gun. Essa arma é capaz de disparar um portal azul e um laranja (em certos lugares), e com isso você pode entrar em um dos portais e sair no outro. Dependendo de onde você colocou esses portais, você poderá se impulsionar e isso o ajudará a cumprir testes.


  Os gráficos são muito bons, e o cenário branco "futurista" traz uma atmosfera ótima pro game. A trilha sonora também é excelente, e a dublagem da GlaDOS (que é a única personagem que fala no jogo) é SENSACIONAL! E isso fez de GlaDOS uma das personagens mais marcantes da história dos video-games. No geral, Portal consegue trazer ao jogador uma experiência que nenhum outro jogo havia conseguido antes.


  Com isso, chegamos ao que pra mim é o único defeito do jogo: ele é curto pra cacete. Apesar do tempo que você terá pra resolver cada Puzzle, isso não será o suficiente pra prolongar mais a vida do game, uma pena.


Nota: 9,5
Portal é um game indispensável pra qualquer pessoa, e apesar de curto, vale cada segundo jogando esse que é um dos melhores jogos de todos os tempos. E olhe que nem cheguei em Portal 2...

---------------------------------------------------

Curiosidades sobre o jogo:
. Portal está incluído no pacote The Orange Box.
. GlaDOS foi colocada como 1ª colocada no "TOP 100 Vilões" da IGN.
. Portal ganhou diversos prêmios de diversos sites, inclusive de jogo do ano em 2007.

Gameplay:

---------------------------------------------------
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário