segunda-feira, 11 de julho de 2011

Lei Bill S.978, a lei que pode proibirir gameplays de jogos no Youtube


Está para ser aprovada, no Estados Unidos, uma lei muito polêmica, cujo objetivo é proíbir a divulgação de vídeos no Youtube que tenham seus devidos direitos autorais por trás de toda a produção. Em definições mais claras, você, que gosta de publicar no Youtube gameplays e detonados de jogos, tutoriais de utilização de programas, replays de programas de TV ou qualquer outra coisa parecida com isso, não poderá mais os fazer caso tal lei seja aprovada.

Não demorou muito para este assunto chegar na boca do povo, e, com isso, iniciou-se um certo pânico entre a comunidade, obviamente temendo que a lei seja aprovada. Mas, será que é necessária toda esta preocupação?

Entítulada de Bill S.978, a lei, como citado, tem por finalidade acabar com a gigantesca divulgação de vídeos com direitos autorais embasados, que acontece no Youtube. A ideia é que apenas a detentora dos direitos autorais possa publicar vídeos sobre sua marca ou produto. Isso, com certeza, abalaria e muito a popularidade do próprio Youtube e acabaria com famosos canais de games como IGN e Machinima.


Caso a lei seja realmente aprovada, obviamente que haverão penalizações aos usuários que a violarem. Pelo que se sabe de momento, o usuário que violar a lei terá seu vídeo excluído, sua conta excluída e poderá acabar tendo que pagar uma multa ou até ser preso! Porém, para este último caso, o usuário teria que cometer a infração por 10 vezes, algo dificil de acontecer.

De uma forma geral, sim, mas não também. A lei Bill S.978, apesar de preocupante, não está para ser aprovada no mundo inteiro. De momento, ela só abrangerá os vídeos publicados em contas estadunidenses. Porém, é bem provável que, com o tempo, a lei se espalhe por diversos países de Ásia, Europa e América do Sul, onde a divulgação destes tipos de vídeos também são relativamente altas.

Outro ponto que não pode passar em branco é a situação das próprias detentoras dos direitos autorais nesta história toda. Apesar de muitas estarem a favor da lei, é bem provável que as produtoras de games venham contra a mesma, pois, para elas, é apenas perda de propaganda e consequentemente de lucro, já que, automaticamente, quando um usuário divulga um vídeo sobre um jogo, está fazendo propaganda sobre o mesmo e influênciando outras pessoas à comprá-lo.


Além disso tudo, a lei é mais voltada para a publicação de programas de TV, cenas de filmes, etc. Claro que os jogos também seriam afetados, mas talvez em uma menor parcela.
A lei Bill S.978 realmente é preocupante e desanimante, mas, ainda não é o fim do mundo. Não sabemos como andam as coisas lá nos Estados Unidos, mas pelo que se pode ver por ai, a probabilidade desta lei ser aprovada não é das maiores. E mesmo que ela seja aprovada, não vai afetar os brasileiros de forma imediata, ainda haverá um longo período de tempo para unirmos mais forças e tentarmos evitar que este monstro de lei se propague também pelo nosso país, até porque, dependendo de como nossa legislação aceitá-la, a lei poderia chegar aqui sem afetar os vídeos de jogos. Sem contar que ainda há o suposto apoio das produtoras, pois tudo indica que elas lutarão conosco.

Por tanto, o que devemos e podemos fazer no momento, é apenas ajudar no abaixo-assinado oficial contra esta lei e esperar; mas sem criar todo um pânico desnecessário, já que muitas coisas estão soprando ao nosso favor.

Fonte: GameVicio

-----------------------------------------------------
Acho que isso mostra que não é só o governo brasileiro que é cabeça de vento ¬¬
-----------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário