quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Crash Bash


Gênero: Party

Empresa: Eurocom

Lançamento: 9 de novembro de 2000

Plataforma: Playstation

Número de Jogadores: 1 a 4





 Crash Bash é o quinto game da série Crash Bandicoot, o último lançado pro Ps1 e o primeiro a não ser produzido pela Naughty Dog. Mas será que o game é tão bom quanto os anteriores, mesmo não estando mais nas mãos da produtora de origem?


 A história? Bom, numa espécie de templo flutuante no Hiperespaço, os irmãos Aku-Aku e Uka-Uka discutem para ver quem é melhor (o bem ou o mal). Para resolver essa questão, eles formam times para combaterem entre si, o time do bem (Aku Aku) e o time do mal (Uka Uka). Aku Aku escolhe Crash e Coco, enquanto Uka Uka escolhe Dingodile, Tiny Tiger, Nitrus Brio, Neo Cortex, Koala Kong e Rilla Roo. Como a divisão dos times fica desigual, Uka Uka manda Dingodile e Tiny Tiger para o lado do bem, e assim os dois grupos de 4 pessoas são formados.
 Quando CTR veio, muita gente já veio dizer que era cópia de Mario Kart. Com esse jogo, obviamente começaram a dizer que Bash é uma cópia de Mario Party. Se é cópia eu não sei, mas dane-se também, o que importa é saber se o jogo é bom...


 A jogabilidade de cada "mini-game" é muito boa, sendo que são 4 jogadores que disputam os mini-games (como em Mario Party). Os mini games presentes são: Ballistix, que é similar a Pong, tendo como objetivo fazer "gols" com as bolinhas nos espaços dos adversários; Crate Crush, que deve-se derrotar os oponentes numa arena, jogando caixar e usando as coisas do cenário neles; Polar Push, onde devemos derrubar os oponentes da plataformas, sendo que todos ficam montados em ursos polares filhotes; Pogo Pandemonium, onde o jogador deverá colorir todos os quadrados do cenário com a sua cor, pulando neles usando um pula-pula. O jogador que tiver mais pontos quando o tempo acabar ganha. Há também o Tank Wars (guerra de tanques), o Crash Dash (Corrida em uma pista circular), e Medieval Mayhem (variedades de mini-games que ocorrem na Idade-Média). Em alguns cenários aparecem itens para ajudar temporariamente, como botas para correr mais rápido.


 Os gráficos são um ponto fraco do jogo, pois são inferiores aos dos jogos anteriores da série, principalmente na modelagem dos personagens (não entendi o porque da Eurocom fazer isso). Os cenários são nostalgicos pra quem jogou os anteriores, pois são baseados em fases do Crash 2 e 3. Também há fases em que aparecem personagens para atrapalhar, como o N.Gin em "N. Ballism" jogando bolas pra todos os lados, e o Ripper Roo em "El Pogo Loco" colocando TNTs nos quadrados onde se deve pular para colorir. As músicas são muito boas, assim como nos games anteriores. Crash aprova musica boa nos games!


 Além da "história", ou modo Adventure, que já é bem grande tendo em vista que se deve ganhar o Troféu, Diamante, Cristal e as Relíquias em cada fase (eu zerei mas não completei todo o jogo, mas cheguei em mais de 110% e ainda faltava coisa O.O), ainda é possível jogar com amigos (até mesmo de quatro, sem malícia) no Battle Mode; e há o Tournament, torneios com uma específica categoria de mini games que também é diversão garantida.


Nota: 8,5
Esse não é um dos mais populares, mas é um ótimo game também e todos devem jogar. Enfim, todos os Crash do Ps1 são ótimos, já no Ps2 veremos em breve...
---------------------------------------------------


Personagens:
Jogáveis:
- Crash
- Coco
- N.Cortex
- N.Brio
- Tiny Tiger
- Dingodille
- Koala Kong
- Rilla Roo
Bosses (mestres):
- Papu-Papu
- Bearminator
- Komodo Brothers
- N.Oxide

Gameplay:

---------------------------------------------------
E é isso. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Ótimo post Denderotto! Bem informativo e bem feito, como sempre ^^

    Eu infelizmente não poderei jogar esse jogo, o emulador de PS1 não pode ser reproduzido no meu computador, além de ser muito pesado para ele também =(

    Porém, me disseram que existe outro tipo de emulador de PS1, não o PSX, mas outro que me recomendaram =)

    Se tudo der certo, ainda hoje ou amanhã eu finalmente irei conseguir jogar o Crash Bash =D

    ResponderExcluir