terça-feira, 6 de novembro de 2012

Street Fighter X Tekken


Gênero: Luta

Empresa: Capcom

Lançamento: 6 de Março de 2012

Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC e PS Vita

Testei no: Ps3

Número de Jogadores: 1 a 4
  Street Fighter X Tekken foi um crossover muito esperado pelos fãs de ambas as franquias, porém quando finalmente chegou foi muito criticado pela sacanagem das DLCs (ver final do post, parte 'curiosidades'). Mas tirando isso; esse crossover tão esperado é bom o ruim?


  A história nos mostra que uma misteriosa caixa caiu no Polo Sul, e os cientistas do mundo não conseguem descobrir de onde essa caixa veio e nem do que se trata, porém sabem que a caixa libera uma energia misteriosa, então a batizam de “Pandora”. Então a Shadaloo (do M.Bison, de Street Fighter) e a Mishima Zaibatsu (Do Jin, de Tekken) iniciam uma corrida em busca dessa caixa de Pandora. Porém, lutadores do planeta inteiro logo partem em busca da caixa também.


  Você pode escolher dentre as diversas duplas jogáveis no game (ver final do post, parte "personagens"), e cada um possui sua história do porque estarem atrás da caixa de pandora. Na versão de Playstation há 5 personagens a mais: Cole, de Infamous, Megaman, Pacman, Toro e Kuro. Se você escolher uma dupla de SF, como Ryu e Ken, o Sub-Chefe será Jin e Xiaoyu e o boss final será o Ogre, de Tekken; já escolhendo uma dupla de Tekken, como Kazuya e Nina, o sub-chefe é Bison e Juri e o boss é o todo poderoso (e cada vez mais apelão) Akuma. E cada dupla tem uma dupla rival a ser enfrentada.

  A jogabilidade é semelhante a de SF, uma jogabilidade 2.5D. Porém, elementos da série Tekken também estão presentes, por exemplo se apenas um lutador da dupla for derrotado, já é K.O., fazendo com que a troca de personagens tenha que ser feita frequentemente (estilo Tekken Tag Tournament). Os combos dos personagens também são bem interessantes, mas requer muito tempo para levar prática (eu mesmo jogo a meses e ainda não sou nada bom no game). Aliás, os personagens de SF parecem estar muito mais fortes que o de Tekken... essa capcom, hein. Poderes especiais como os Super Arts ou como os Cross Attacks podem em muitos casos mudar de uma hora para a outra o resutado da luta. Também há um sistema de Gems, que aumenta atributos de seu personagem, como força, velocidade, etc. Por último há o Pandora mode, onde pode ser ativado quando um personagem da dupla fica com menos de 25% de sua energia, sendo sacrificado em troca de um aumento de poder bem superior. Porém, o lutador beneficiado tem um tempo específico para vencer seu inimigo e perderá automaticamente a luta caso não consiga encerrá-la antes, e esse tempo é muito curto, tornando o Pandora Mode para mim um especial meio falho, que deveria ter sido melhor feito.
 

  Os gráficos e os personagens estão bem feitos, seguindo o estilo cartunesco de Street Fighter IV, porém ainda melhor. Os cenários estão bem iluminados e coloridos (é sério, tem brilho em tudo nesse jogo). A trilha sonóra é muito boa, eu mesmo achei excelente, músicas que podem se tornar memoráveis.

  Há vários outros modos também, como o Misson mode, onde deve-se excecutar a sequência de ataques pedida. Também é possível customizar as cores (paletas) dos personagens, e tem várias cores diferêntes, até mesmo cromadas e brilhantes. É claro que há o modo online, onde o Denderotto aqui apanha mais que... sei lá, só sei que eu sou ruim pakas nesse game.




Nota: 9,0
Street Fighter X Tekken é um game excelênte e irá entreter por muito tempo os fãs de games de luta. Uma pena um game tão bom ter sido associado ao mercenarismo imenso da Capcom. É uma pena mas não injusto, e a Capcom precisa rever seus conceitos...
---------------------------------------------------

Curiosidades sobre o jogo:
. Duas semanas antes do lançamento do jogo, a Capcom anunciou que ele também seria lançado para o PsVita, contendo doze personagens adicionais, e brevemente estariam disponíveis para download. Porém, hackers descobriram que os personagens já estavam no disco, mas não estavam acessíveis, só com o pagamento do conteúdo. Isso causou revolta entre os jogadores, mas a Capcom afirma que é um modo do conteúdo extra não ficar tão pesado (pra mim isso é filha da putisse mesmo).
. Alguns personagens das duas franquias fazem aparições nos cenários, como o dinossauro Alex, de Tekken, e Mike Haggar.
. No cenário The Pit Stop 109, há um personagem no fundo do cenário que lembra muito Chuck Greene, de Dead Rising 2, então provavelmente sendo uma referência.
. Pac-Man no jogo controla um robô inspirado no personagem Mokujin, da série Tekken.
. O Megaman presente nesse game teve sua aparência inspirada na primeira box-art ocidental de Mega Man (1987).
. SFXTekken segue a jogabilidade de Street Fighter, por ter sido desenvolvido pela Capcom. A Namco disse que iria fazer um TekkenXSF, com a jogabilidade de Tekken, mas até agora não há nenhum trailer nem imagem.
--------------------------------------------------
Personagens (Duplas):
Street Fighter:
Ryu e Ken
Chun-Li e Cammy
M.Bison e Juri
Dhalsim e Sagat
Balrog e Vega
Abel e Guile
Ibuki e Rolento
Zangief e Rufus
Poison e Hugo
$ - Guy e Cody
$ - Sakura e Blanka
$ - Dudley e Elena

Tekken:
Kazuya e Nina
Asuka e Lili
Jin e Xiaoyu
Heihachi e Kuma
Paul e Law
King e Marduk
Julia e Bob
Steve e Hwoarang
Raven e Yoshimitsu
$ - Bryan e Jack X
$ - Christie e Lei Wulong
$ - Lars e Alisa

Jogáveis sem dupla:
Megaman
Pacman
Akuma
Ogre
Cole
Toro
Kuro

($ = DLCs)

Gameplay:
---
------------------------------------------------
Até a próxima!

Um comentário: