sábado, 23 de abril de 2011

Biografia IG: Crash Bandicoot





Primeira aparição: Crash Bandicoot (1996)

Espécie: Eastern Barred Bandicoot

Empresa Criadora do personagem: Naughty Dog




Crash Bandicoot é o protagonista da série de mesmo nome. Seus passatempos preferidos são comer frutas Wumpa (uma espécie de fruta que lembra uma mistura de uma maçã com um pêssego) e dormir. Outro fato interessante é que em alguns jogos da série, quando ele vence, ele faz um tipo de dança maluca, que ficou bem famosa na série. E outra coisa, Crash não é uma Raposa, como muitos dizem, e sim um animal chamado Bandicoot. Antes de se tornar o Crash que conhecemos ele era somente um Bandicoot comum, até ele ser capturado pelos cientistas do mal Dr. Neo Córtex e Dr. Nitrus Brio no 1° jogo da série, em uma tentativa de criarem um exército de animais mutantes para dominarem o mundo. Durante o cativeiro de Crash, ele conheceu uma bandicoot fêmea chamada Tawna. Dr Nitrus Brio criou uma máquina conhecida como Evolvo-raio que dá para animais uma maior inteligência e várias habilidades. Córtex então decide utilizar esse dispositivo em Crash, para ele ser o general de seu exército de escravos animais, mas ao usar o Cortex Vórtex para controlar a mente de Crash, descobre que não pode controlá-lo. Ao ser considerado uma falha, Crash fugiu do laboratório pulando pela janela.

Cortex e Brio criando Crash Bandicoot

----------------------------------Cuidado, Abaixo podem haver Spoilers!----------------------------------
Ao cair na Ilha de N. Sanity, Crash percebe que adquiriu inteligência e várias abilidades, mas não adquiriu maldade como os outros animais vítimas das esperiências de Cortex e Brio. Logo em seguida ele conhece o espírito em forma de máscara Aku Aku, então os dois começam a jornada ao Laboratório de Cotex, para deter os planos dos Ciêntistas e salvar Tawna. No caminho eles cruzam com uma Aldeia indígena, liderada pelo Cacique Papu Papu, que não queria os deixar passar. Crash então derrota o Cacuique e continua sua jornada, onde encontra um barco para ir a segunda ilha, onde ele encontra um templo, que é abitado por um dos animais mutantes criados por Cortex e Brio, chamado Ripper Roo. Ao derrotá-lo, Crash continua até chegar em uma mina vulcânica e derrotar mais um Animal Mutante, chamado Koala Kong. Crash então finalmente chega a terceira e última ilha, que é onde está o Castelo e o Laboratório de Cortex. Para chegarem lá, Crash e Aku Aku deveriam passar pela estação Tóxica "Córtex Power" e derrotar o Gangster Pinstripe Potoroo. Ao fazer isso, Crash vai ao castelo e derrota o assistente de Córtex, Dr Nitrus Brio, que tomou uma porção que resultou em uma transformação mutante que fez o castelo pegar fogo. Crash então vai para o Dirigível de Córtex, onde finalmente consegue derrotar Córtex. Ele então vai embora com Aku Aku e sua namorada Tawna para a Ilha de N. Sanity. A Relação entre Crash e Tawna logo acaba, até Tawna trocar Crash por Pinstripe Potorro.


Crash tentando derrotar seu criador no 1° Jogo

No segundo jogo da série, se passa um ano depois do primeiro, Crash agora está morando junto com Aku Aku e com sua irmã Coco. Então em um dia comum, enquanto estão na ilha N. Sanity, a bateria do Laptop de Coco acaba, e ela pede a Crash para procurar outra. No entanto, Crash é sequestrado por Dr. Neo Cortex, que diz, através de um holograma, ter mudado de lado, e que precisa dos cristais para salvar o mundo de Nitrus Brio, que quer destruí-lo. Mas na verdade isso não passa de mais um plano de Cortex, agora com a ajuda do Cientista Nefasto Gin, para se vingar de Crash e dominar o mundo. Ao longo do jogo, vão aparecendo também outros hologramas, de Cortex, mandando-o pegar os Cristais e não as gemas, de N. Brio, mandando-o pegar as gemas, e não os cristais, e de Coco, mandando-o não pegar nada. Ao decorrer do jogo também, Crash enfrenta antigos e novos inimigos, e também conhece o Urso Polar filhote chamado "Polar", que dali para frente acompanha Crash em suas aventuras. No final do jogo, Crash descobre a Armação de Crash, e então ajuda Nitrus Brio a destruír a Vortex Cortex e acabar de vez com os planos dele.


Crash na Warp Room do 3° Jogo da série

No 3° Jogo, por Causa da destruição da Cortex Vortex, que ficava no espaço, um dos destroços dela caiu em uma caverna na ilha N. Santiny, que acabou liberando um espirito malígno, chamado Uka Uka, que é irmão de Aku Aku, e que por sinal também se aloja em uma máscara. Uka Uka então conhece Cortex, e resolve ajudá-lo a derrotar Crash e dominar o mundo, agora com a ajuda do viajante do tempo Dr. Nefarious Tropy. Então Crash e seus amigos agora devem viajar pelo tempo, em diversas épocas, e encontrar os 25 Cristais antes dos vilões.
Em "The Whath of Cortex", Uka Uka faz uma reunião com os vilões para pensarem em um novo plano para derrotar Crash. Nefasto Gin acidentalmente deixa escapar que Córtex andou trabalhando numa esperiência super-secreta dia e noite desde a última vez em que Crash o derrotou. Córtex confirma a afirmação, mas diz que o elemento crucial que falta é a fonte de poder. Ao ouvir a palavra "elemento", Uka Uka tem a idéia de libertar os Elementais, máscaras maléficas capazes de controlar os quatro elementos da natureza e que estavam hibernando há milênios. Nisso, os malvados começam seu plano. Ao perceberem que desastres ecologicos estão acontecendo com frequência, Crash e seus amigos desconfiam que os vilões estão por tráz disso, então Aku Aku vai ao encontro de Uka Uka, que descobre que os Elementais acordaram e, para derrotá-los, é preciso coletar os Cristais. Crash então vai em busca dos cristais, e no caminho deve enfrentar todos os elementais, junto com a esperiência de Cortex, que se chama "Crunch", um outro Bandicoot Genéticamente modificado. No final, os vilões perdem mais uma vez, Uka Uka e Cortex são congelados, e Crunch resolve se unir a Crash.
Em "TwinSanity", que se passa três anos depois, Cortex consegue se descongelar, e vai atrás de Crash para se vingar. O Vilão sequestra Coco, se disfarça com as roupas dela, e atrai Crash para um tipo de festa de aniversário, que na verdade é uma reunião do mal com vários vilões antigos da série. Crash logo derrota Cortex, e mais tarde se une a ele, pois dois papagaios genéticamente modificados por Cortex cujos nomes são Victor e Moritz mas denominados Gêmeos do Mal, e ex-bichos de estimação do Cortex, planejam destruir Córtex e a todas as Ilhas Wumpa. Então Crash e Cortex vão a Academia do Mal buscar a sobrinha do vilão, chamada Nina Cortex. Então os três, mais o Aku Aku e o Uka Uka, conseguem ir a décima dimensão para derrotar os Gêmeos do mal. No final, quando as ilhas Wumpa já estão salvas, Cortex tenta acabar com Crash usando a máquina 'Psicotron', mas ela falha e Cortex é teletransportado para a mente de Crash, onde fica por um bom tempo.


Crash conversando com um Macaco na frente de sua casa, em N. Santiny Island
Alguns anos depois, em Crash of the Titans, Cortex descobriu uma substância chamada Mojo, e criou um exército de mutantes com habilidades especiais chamados Titãs. Crash então deve acabar com os planos de seu inimigo, destruíndo o exército e juntando as substâncias Mojo. No Final, quem acaba sendo o vilão principal do jogo não é Cortex, e sim sua sobrinha Nina, que trai seu tio junto a Uka Uka.
Mais um ano depois, em "Mind Over Mutant", o vilão Cortex, com o auxílio de seu antigo parceiro Nitrus Brio, cria um assistente digital chamado "NV", capaz de controlar as mentes de todos os habitantes de Wumpa Island. Crash, o único habitante que não foi afetado pelo NV, deve salvar as Ilhas Wumpa dos planos de Cortex e Brio, e salvar Coco e Crunch, que também foram afetados pelo NV. No final, Cortex se transforma em um Mutante Musculoso e cheio de força, mas Crash consegue derrotá-lo e salvar a todos mais uma vez.


Os inimigos de Crash agora são mutantes feiosos
As perguntas mais importantes (ou não) sobre ele:

1- Em qual jogo o Crash mais se dá mal?
No Crash Tag Team Racing, que na maioria das Cutscenes, denominadas 'Die-o-Rama', acontece uma tragédia com o Crash.

2- Qual o vilão que Crash mais enfrenta na série?
O Dr. Neo Cortex, pois Crash enfrenta ele em Crash 1, 2, 3, Whath of Cortex, TwinSanity, Crash of the Titans e Mind Over Mutant; sem contar os do Game Boy Advance, The Huge Adventure e N.Tranced. Ou seja, Cortex foi o que mais deu dor de cabeça para Crash.

3- O Crash Fala?
Bom, muitos jogadores nunca ouviram Crash falar uma palavra, isso porque a 1ª Palavra que Crash consegui falar foi "Panquecas", no final de Crash of the Titans.



Aparições Importantes: As da imagem acima!

E essa foi a Biografia IG de Crash Bandicoot. Até a próxima!

2 comentários:

  1. é verdade, esse foi o melhor jogo de play 1
    tenho muitas saudades desse jogo, por isso, eu coloquei o disco original do Crash no quadro bordado de ouro, eu admiro muito esse jogo saudades.

    ResponderExcluir