quinta-feira, 7 de julho de 2011

Resident Evil 4


Gênero: Survival Horror/ Tiro em terceira pessoa/ Ação-Aventura

Empresa: Capcom

Lançamento: 11 de Janeiro de 2005

Plataformas: PC, Ps2, GameCube e Wii

Testei no: Ps2

Número de Jogadores: 1



  Resident Evil 4 foi lançado pela Capcom em 2005, e é o sexto jogo da série lançado. Resident Evil 4 fez a série mudar completamente o estilo. Enquanto seus antecessores tinham o gênero Survival-Horror como foco, RE4 foi mais para o lado da ação, além da câmera que mudou para a Terceira Pessoa. Muitos fãs não gostaram disso, ainda preferindo o estilo anterior; já outros aceitaram a mudança. Eu, particulamente, gostei da mudança. É claro que nada se compara com os clássicos do Ps1, mas quem chama RE4 de lixo definitivamente não sabe o que está dizendo.



O protagonista de RE4 é Leon S. Kennedy, sobrevivente de Raccoon City, que agora trabalha como agente secreto para o governo americano. Leon deve investigar a suspeita de Ashley Graham, a filha do presidente, que foi sequestrada, estar numa vila espanhóla. Leon é auxiliado por Ingrid Hunnigan, que lhe dá informações sobre o terreno. Ao chegar a vila mais próxima, chamada de Vila El Puebro, Leon é atacado pelos fazendeiros locais, denominados Ganados. Leon descobre que isso é culpa de Osmund Saddler, líder do culto Los Illuminados, que infectou os habitantes da vila com a La Plaga, e que planeja fazer o mesmo com o resto do mundo. Para isso, contou com a ajuda de Ramon Salazar, responsável por liberar as Plagas; Bitores Mendez, o prefeito da vila; e Jack Krauser, um ex-companheiro de Leon nos anos de treinamento para o governo, supostamente morto dois anos antes. Ainda são incluídos os personagens Luís Sera, um misterioso cientista que trabalhava para Salazar, e se apresenta a Leon como um policial de uma cidade vizinha; Ada Wong, antiga paquera de Leon que, agora trabalha para Wesker, tem como objetivo obter uma amostra do parasita La Plaga; e Albert Wesker, ex-capitão dos S.T.A.R.S. que planeja a reconstrução da Umbrella Corporation. Achei que a história foi bem feita, mas saiu muito do contexto da série, que mostrava apenas o T-Vírus, que transformava as pessoas em zumbis.



A Jogabilidade mudou muito em relação aos seus antecessores, pois Resident Evil 4 posiciona a câmera constantemente por trás e por cima do ombro do protagonista. O contra é que não é possível atirar enquanto o jogador se movimenta.

Há vários momentos bons em RE4, destacando a batalha contra o chefe Jack Krauser, que foi épica; além das batalhas contra o monstro marinho Del Lago, e o feioso U3.

Os Ganados, fazendeiros da vila, são os principais inimigos do protagonista no jogo, alguns o atacando com machados, Bananas de Dinamite, e até Serras Elétricas, usadas pelo Dr. Salvador e pelas Bellas Sisters. Os Zealots são os membros mais aplicados do culto dos Los Illuminados e ficam no Castelo de Ramon Salazar, sendo que alguns o atacam com armas medievais e uns ainda portam escudos. Os Soldiers são os membros do exército particular de Saddler, e protegem uma ilha particular dele, além do que eles são geralmente bem mais equipados e mais espertos do que Zealots e Ganados, e também podem correr mais rápido que a maioria. Eles usam muitas armas dos Zealots, além de outras, como um bastão elétrico. Ainda destaco o JJ, que usa uma metralhadora minigun; O Garrador, um cego maluco que sai atacando o Leon com suas garras pra todo lado; e o El Gigante, um monstrengo feio e gigante (como o nome já diz) que o Leon tem de combater em alguns momentos do jogo.

Os gráficos até que estão bons, e olha que eu usei a versão de Ps2 (Que dizem ser a pior em gráficos). A modelagem dos personagens não está ótima, mas também não está ruim, mas lembre que estamos tratando de um jogo de Ps2, então não podemos pedir muito. Os cenários também estão ótimos. As florestas e vilas espanhóis é o Castelo combinaram com o enrredo do jogo.

Os Sons também foram bem escolhidos, mesmo não tendo muita música. Mas não pense que o jogo não ter quase música é uma coisa ruim, até que isso combinou com o ar sombrio do jogo (principalmente nos primeiros jogos da série); além das dublagens dos personagens, que também estão muito boas.



Outra coisa interessante a se destacar é os outros modos de RE4. O Modo Separate Ways, que faz o jogador controlar Ada Wong, ocorre no mesmo momento do modo História, e mostra o que Ada fazia enquanto Leon se ferrava todo com os Ganados. Ha também o Assignment Ada, onde Ada também é a protagonista, e deve coletar 5 amostras da La Plaga pela ilha cheia de Soldiers. Também há o Modo The Mercenáries, onde deve-se derrotar o máximo de inimigos possíveis antes do tempo terminar. Em The Mercenáries são jogáveis: Leon Scott Kennedy, Ada Wong, Hunk, Jack Krauser e Albert Wesker.



Resident Evil 4 mudou completamente a história da série Resident Evil e o jeito das pessoas olharem para ela, sendo que uns gostaram, mas outros não. A verdade é que a maioria dos que se dizem "fãs" só sabem criticar o jogo, por não ser igual aos do Ps1, mas a verdade é que a maioria deles vão pela cabeça de outros que são os que começaram com esse massacre em cima da série. É claro que RE4 não tem quase nada de Survival-Horror, mas dizer que é ruim? Ai não!


Nota: 9,5
RE4 é um dos Melhores jogos do Ps2, tanto que estará no TOP 20 dos melhores jogos do Ps2... Ih! Falei antes de postar o TOP, que mancada (Como se ninguem soubesse que ele estaria ¬¬).

----------------------------------------------------------------------------------
Curiosidades sobre o jogo:
* O primeiro projeto do RE4 era muito diferente da série Resident Evil, então ao invés de ser abandonado, o projeto acabou se tornando mais tarde o primeiro jogo da série Devil May Cry.
* Na Versão de GameCube não há os modos Separate Ways, Assignment Ada e The Mercenáries, além de também não ter os conteúdos extras Ada's Report, a arma P.R.L. 412, Novas Roupas, Movie Browser, o Modo "Amateur", e o Modo Profissional.
* RE4 foi lançado em 11 de Janeiro de 2005, exclusivamente para GameCube; mas no final do mesmo ano foi lançada uma versão para Ps2. Em 2007, versões para PC e Wii também foram lançadas.
* Serão lançadas versões em HD de "RE4" e "Code Verônica" para Ps3 e Xbox 360.

Personagens do jogo:
- Leon Scott Kennedy
- Ada Wong
- Ashley Graham
- Luis Sera
- The Merchant
- Albert Wesker
- Hunk
(Apenas em 'The Mercenáries')
- U3
- Verdugo
- Left Hand
- Bitores Mendez
- Ramon Salazar
- Jack Krauser
- Osmund Saddler
.
Gameplay:
-------------------------------------------------------------------------
Espero que tenham gostado do primeiro Review Infinite Games. Até a próxima!
-------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. concordo re 4 é um dos melhores do ps2,e quem diz o contrario não sabe o que ta dizendo

    ResponderExcluir